Parque dos Pireneus

Águas transparentes, natureza exuberante!

Igreja Nossa Senhora do Rosário

É a mais tradicional igreja católica estado de Goiás, dedicada a Nossa Senhora do Rosário, padroeira dos pirenopolinos.

Por do sol

Mirante no caminho da Serra do Pireneus

Cachoeira do sonrisal

Águas calmas em um lugar paradisíaco

Arquitetura Colonial

O colorido das janelas enfeita as ruas

4 de dez. de 2010

Festa do Divino Espírito Santo.



                             


  A cidade de Pirenópolis também é conhecida por suas festas populares e a principal delas é a Festa do Divino Espírito Santo que mescla festejos  religiosos e  profanos, durante todo o ano a população se dedica  cuidando de todos os preparativos da festa (que não são poucos),dentre eles podemos citar: as roupas dos cavalheiros que são ricamente bordadas, as máscaras feitas de  papier maché (papel machê) que enfeitam os tradicionais máscarados, as flores de papel crepom e muitos outros adereços que enriquecem esta festa tão rica culturalmente,e que a população pirenopolina faz questão de manter viva esta tradição, que vem sendo realizada desde 1819 .
  A festa passa por três fases: As Folias, O Império e As Cavalhadas. A folia acontece na roça e na cidade, regada a muita música,comidas típicas e bebidas, e esta fase da festa se encerra com a chegada da folia a cidade com um belo desfile dos foliões montando seus cavalos pelas ruas históricas de Pirenópolis. O imperador   é escolhido por sorteio entre os homens da cidade, e a ele cabe a responsabilidade de cuidar para que tudo se realize com ordem, angariando fundos e mobilizando a população para que participem dos afazeres da festa e tem como principais atributos, a generosidade, a hospitalidade e a distinção. A festa do Divino chega ao seu final com a realização das cavalhadas,que têm início na manhã do domingo de Pentecostes,cinquenta dias após a páscoa, e vão até terça-feira à noite. As cavalhadas evocam batalhas medievais entre mouros e cristãos em uma complexa encenação em honra do Imperador e do Espírito Santo, de um lado os cavalheiros azuis representando os cristãos e do outro os cavalheiros  vermelhos representando os mouros.
  Eu acompanho a festa a muitos anos e posso dizer a todos vocês que é uma celebração muito bonita, que nos remete as raízes de nossa cultura, e é realizada com muito amor por todos que dela participam, por isso deixo aqui meu convite para que venham conhecer um pouco desta história.

*  Iphan elegeu a festa em Pirenópolis como patrimônio cultural brasileiro
Todos os rituais da festa foram apresentados ao Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, que se reuniu no dia 15 de abril no Rio de Janeiro, com a proposta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan para registrar a Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis como patrimônio cultural nacional. Depois do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará, em outubro de 2005, a Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis é a primeira manifestação religiosa encaminhada à análise do Conselho Consultivo e registrada como Patrimônio Cultural Brasileiro, com inscrição no Livro das Celebrações.



                             


                                                          


Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More