13 de jul. de 2011

Feira Agroecológica de Pirenópolis


Produtos totalmente orgânicos
Com o propósito de fortalecer, articular e dar visibilidade as experiências de produção agroecológica na cidade de Pirenópolis, foi lançada Dia 12 de Maio a Feira Agroecológica . Instalada na praça do Pequizeiro na Vila  Matutina, a feira acontece das 16h às 20h, sempre às quintas-feiras, e servirá como ponto de comercialização de legumes e hortaliças orgânicas.
Resultado de uma parceria entre o Sebrae Goiás, Prefeitura Municipal,MDS, Fundação Banco do Brasil ,a Feira busca estimular a produção de itens da agricultura sustentável,incentivando o consumo  de alimentos sem agrotóxicos e insumos sintéticos pelos muitos males que provoca a saúde e ao meio ambiente. Os produtos comercializados são produzidos por produtores locais, beneficiários da Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS).
Além de uma grande diversidade de alimentos, você encontra artesanato e apresentações que representam a cultura local. Os restaurantes e pousadas diferenciadas que valorizam a qualidade, são clientes cativos dessa feira, onde adquirem seus produtos fresquinhos, vindos diretamente da produção local.

Em Pirenópolis "Feira Agroecológica"
A Feira deve atender uma demanda crescente por produtos orgânicos. Segundo a coordenadora Monica Gonçalves Farias, “a Feira tem crescido tanto, em comercialização, que está ficando impossível para alguns produtores atender a grande procura, por hortaliças, dos restaurantes e afins”.
De acordo com Elida e Lilian, expositoras da feira, a iniciativa irá beneficiar os produtores e trazer mais visibilidade aos produtos “Somos um grupo de seis pais que plantam e trazem seus produtos para a Feira. Isto compensa muito porque é uma renda a mais que veio a acrescentar no que já fazíamos e nos incentiva a esforçar cada vez mais para não faltar produtos de qualidade e preço acessível ao consumidor.

Doces caseiro
O PAIS é uma tecnologia social que visa apoiar a implantação de hortas em forma de mandala em pequenas propriedades sem uso de agrotóxicos e adubos químicos, com princípios agroecológicos, a fim de diversificar a produção, garantindo assim o aumento na renda, conseqüentemente o fortalecimento do processo de inclusão social e segurança alimentar dos envolvidos.
A feira reúne não só os expositores, mas, também amigos, parentes e conhecidos. Num ambiente de descontração e lazer.
Vale a pena Conferir!

Fonte: http://www.pirenopolis.go.gov.br/noticias/feira-agroecologica-de-pirenopolis/



A feira é muito legal, tudo fresquinho com um preço acessível; eu recomendo a barraca do queijo da fazenda Sepúlveda, nossa o queijo deles é uma delícia !E a praça onde é realizada a feira é muito agradável, é um ótimo passeio pra se fazer com a família.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More