2° Circuito Câmera Cotidiana inscreve educadores de escolas públicas e pontos de cultura para Curso de Multiplicadores
Até 20 de junho, a segunda edição do Circuito Câmera Cotidiana inscreve educadores de escolas públicas e pontos de cultura de Goiânia, Trindade, Cidade de Goiás, Pirenópolis e Alto Paraíso para o Curso de Qualificação de Multiplicadores. Sob a coordenação do artista e professor espanhol Nacho Durán, os professores selecionados serão convidados a compreender e atuar em todo o processo de produção e difusão de vídeos por meio de celulares, câmeras fotográficas e outros dispositivos móveis, para que possam ministrar oficinas de produção audiovisual em suas comunidades. As inscrições podem ser feitas no site do projeto, www.cameracotidiana.com.br.
O Circuito Câmera Cotidiana conecta educadores e estudantes goianos a uma rede permanente de interação, formação e produção audiovisual voltada para as novas tecnologias da comunicação. A segunda edição do projeto é realizada pela Fractal Filmes, com patrocínio do Ministério da Cultura do Governo Federal, via Lei Rouanet, e da Sama Minerações Associadas, via Lei Goyazes; apoio do Governo do Estado de Goiás e Sebrae Goiás; e colaboração do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte. A Fractal Filmes informa que há disponibilidade para a integração de mais parceiros ao projeto.
O curso - Primeira etapa do Câmera Cotidiana, o Curso de Qualificação de Multiplicadores vai contemplar 15 educadores – três por cidade –, selecionados mediante inscrição. Todo o material didático e infraestrutura técnica para o curso serão oferecidos pelo projeto, como alimentação, transporte e hospedagem. O curso tem carga horária de 40 horas presenciais e 20 horas não-presenciais. A etapa presencial ocorrerá de 29 de julho a 4 de agosto de 2013.
De acordo com o regulamento do curso, os 15 multiplicadores serão selecionados mediante análise de currículo e do formulário de inscrição. Os escolhidos serão conhecidos a partir do dia 8 de julho, no site www.cameracotidiana.com.br.
Circuito – Após o curso, os 15 educadores qualificados estarão aptos a ensinar a produção de vídeos de bolso a estudantes de escolas públicas e pontos de cultura nas Oficinas Câmera Cotidiana. “Os vídeos produzidos nas oficinas irão à votação na internet, no Festival Câmera Cotidiana. Os realizadores das produções premiadas e seus multiplicadores vão participar de um intercâmbio em um centro de referência em produção audiovisual no Brasil”, adianta o coordenador de produção do projeto, Erasmo Alcântara.
Histórico - A produtora executiva Joelma Paes conta que, na primeira edição do projeto, em 2012, cerca de 40 vídeos produzidos por 200 estudantes nas Oficinas Câmera Cotidiana em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Inhumas e Senador Canedo foram acessados pelo público virtual no Festival Câmera Cotidiana. “Nosso site recebeu cerca de 3.500 acessos durante o festival, número expressivo que demonstra a articulação da Rede Câmera Cotidiana acontecendo. Os estudantes e multiplicadores realizadores dos três vídeos premiados aprofundaram suas experiências durante o primeiro intercâmbio promovido pelo projeto, na Fábrica do Futuro – Residência Criativa do Audiovisual, em Cataguases-MG (fotos em anexo), onde foram incentivados a continuar a refletir e produzir conteúdos audiovisuais, mantendo-se conectados e agregando conexões à Rede Câmera Cotidiana”, avalia Joelma Paes.
A expectativa da Fractal Filmes é a de que, ao final de cinco anos, período oficial de execução do Circuito Câmera Cotidiana, a rede articulada pela produtora tenha um crescimento considerável, tanto em abrangência quanto em reflexão acerca dos novos caminhos percorridos pela produção audiovisual. Até 2016, estimamos cerca de 75 multiplicadores formados, 75 instituições articuladas, 1500 estudantes participantes das oficinas, 500 vídeos produzidos e 50 participantes de intercâmbios, resultado da ação direta do Circuito Câmera Cotidiana. “Esses números se multiplicam por meio das ações desenvolvidas pelos multiplicadores, de forma independente, ao longo dos anos”, analisa o coordenador Erasmo Alcântara.
Serviço
Circuito Câmera Cotidiana – 2ª Edição
Inscrição para Curso de Qualificação de Multiplicadores: até 20 de junho de 2013, no site www.cameracotidiana.com.br
Mais info: Fractal Filmes +55 62 3941-6415
Twitter: @cameracotidiana
Facebook: www.facebook.com/CameraCotidiana
Twitter: @cameracotidiana
Facebook: www.facebook.com/CameraCotidiana
0 comentários:
Postar um comentário